Artigos > Mães saudáveis

Mães saudáveis

Sabemos que existem vários tipos de mães, umas que cuidam demais, outras que são autoritárias, aquelas que deixam seus filhos crescerem de uma maneira mais liberal, enfim, poderíamos citar vários títulos diferentes, e com certeza, encontraríamos também muitas mães que se encaixam em muitos destes perfis ao mesmo tempo.

Ser mãe é educar, preparar aquele pequeno ser para uma vida. Que tarefa séria! Muitas vezes as mães se preocupam tantos com os filhos, que se esquecem de cuidar delas mesmas, e nem percebem que seu corpo começa apresentar algumas mudanças durante o crescimento dos seus filhos.

Umas das principais queixas que as mulheres fazem quando procuram meu serviço de Programa de Atividade Física Personalizada, é que elas ganharam peso (aumento do percentual de gordura) e perceberam o surgimento de celulite e varizes. O que as mães precisam saber é que os exercícios físicos podem sim ajudá-las em relação às varizes e celulite, porém, é necessário que elas entendam como isso pode ocorrer através do exercício.

É importante ressaltar que o retorno da atividade física após o parto deve ser progressivo e sem a ansiedade de resultados imediatos. No período pós-parto, não havendo complicações e liberação médica, os exercícios podem ser iniciados em 30 dias após o parto normal e 45 dias após a cesariana.

Varizes podem ser definidas de uma maneira simples: como veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a superfície cutânea, dependendo da fase em que se encontram, podendo ser de pequeno, médio ou de grande calibre. As veias mais acometidas pela doença varicosa são as dos membros inferiores: pés, pernas e coxas. Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações, de coloração avermelhada. Estes casos costumam ser assintomáticos e provocam apenas desconforto estético em seus portadores.

Alguns fatores determinantes:


• Debilidade constitucional do aparelho valvular;
• Profi ssão – posturas prolongadas de pé ou sentadas podem facilitar o quadro de varizes;
• Gravidez (influência dos estrógenos e da progesterona);
• Obesidade;
• Sedentarismo.

Os exercícios físicos são favoráveis no tratamento das veias varicosas por estimularem o retorno venoso, principalmente porque a bomba muscular facilita o retorno pela circulação adjacente à veia doente. No entanto, as cargas devem ser moderadas a fim de evitar o componente de força isométrica e a respiração bloqueada. O melhor tipo de respiração é a passiva e os exercícios devem diversificar as posturas (em pé, sentado, deitado). A musculação, em razão desses fatores, é uma atividade bastante favorável.

Outra preocupação feminina é quanto à famosa celulite. Melhor denominada lipoditrofia ginóide, refere-se a uma alteração do tecido adiposo que se manifesta, em especial, nas seguintes regiões: coxas, nádegas e quadris, perturbando a morfologia da mulher. Qualquer atividade física, inclusive a musculação, melhora o quadro de celulite por favorecer a circulação local e o fluxo de fluídos metabólicos e toxinas provenientes do metabolismo, além de aumentar o gasto calórico. A hipertrofia causada pelo treinamento com pesos terá um efeito benéfico que diminuirá a má aparência comum nessa situação.

Deste modo, quero deixar bem claro que dei somente algumas “dicas” de como os exercícios podem ajudar as mães que apresentam queixas de varizes e celulite, pois existem outras estratégias utilizando o exercício para ajudar em a relação a estes problemas.

Murakami Atividade Física Personalizada - Todos os direitos reservados